As inundações em Toronto, a sul de Ontário, no mês de julho resultaram em mais de 940 milhões de dólares em danos segurados, segundo dados do Insurance Bureau of Canada (IBC), divulgados a 19 de agosto.
A estimativa, emitida pela Catastrophe Indices and Quantification Inc., abrangeu o clima extremo observado na área, nos dias 15 e 16 de julho, durante o qual quase 100 milímetros de chuva caíram em Toronto em poucas horas na última data e inundaram Toronto e arredores, incluindo as maiores autoestradas e a Union Station.
A chuva torrencial de julho foi comparada à tempestade de Toronto de 2013, caracterizada como um dos desastres naturais mais caros do Canadá, de acordo com os pagamentos de seguros. Dados do IBC daquele evento climático mostraram que as reivindicações registadas atingiram 1 milhão de dólares.
O anúncio de dia 19 surge na sequência de mais chuvas recorde na cidade, registadas no fim de semana de 17 e 18 de agosto, em que, de acordo com o Environment Canada, 128,3 mm de chuva foram registados no Aeroporto Internacional de Pearson no sábado, tornando-o o 17 de agosto mais chuvoso já registado.
Em toda a GTA, foram relatadas várias inundações, que provocaram ainda o resgate de várias pessoas que ficaram presas nos seus veículos quando a água subiu.
O IBC referiu que apesar de estar nos estados iniciais de resposta a todas essas reivindicações, os agentes de seguros estão sob pressão para processá-las.
O valor de danos segurados de 2024 já superou o ano de 2023, sendo que o IBC estimou que o clima severo do ano passado causou mais de 3,1 milhões de dólares, em danos segurados em todo o Canadá.