Saúde: Ontário proíbe locais de consumo supervisionado de droga junto a escolas

Foto: CityNews

O Governo de Ontário anunciou a 20 de agosto algumas restrições aos locais de consumo supervisionado de drogas, incluindo a proibição de locais a menos de 200 metros de escolas e creches.

Estes locais visam reduzir os danos associados ao uso de drogas, como mortes por overdose, disseminação de doenças infecciosas e uso público de drogas. Os centros oferecem também testes de drogas, suprimentos limpos para evitar a disseminação de doenças e encaminhamentos para instalações de desintoxicação ou tratamento.

A nova proibição provoca o encerramento de 10 instalações na província e inclui suportes de recuperação de dependência com novos centros de tratamento.

Com o novo anúncio serão assim encerrados 10 dos 17 locais de consumo regulamentados na província, incluindo cinco em Toronto, um em Ottawa, um em Kitchener, um em Thunder Bay, um em Hamilton e um em Guelph.

O anúncio ocorreu após duas revisões dos locais, ordenadas pelo Governo após o assassinato de uma mulher de Toronto, atingida por uma bala perdida num tiroteio entre três supostos traficantes de drogas, enquanto caminhava pelo seu bairro de Leslieville, onde fica um dos locais de injeção segura da cidade.

Vários moradores de várias cidades da província também já haviam expressado as suas preocupações com estes locais, alegando roubos, agressões, comportamentos desajustados nas ruas e material de injeção espalhado.

Alguns proponentes destes centros dizem que uma das principais vantagens é a sua capacidade de reduzir overdoses fatais. Mas os opositores argumentam que estes locais enviam uma mensagem errada sobre o uso de drogas, normalizando-o em vez de encorajar as pessoas a parar.