Estudo: Remodelação do Governo pode fazer subir número de eleitores liberais

Foto: PEXELS

Um retiro do gabinete de Justin Trudeau agendado para o final de agosto em Halifax gerou rumores de uma reconfiguração do gabinete até ao final de agosto, para melhor posicionar o seu Governo para a eleição esperada em algum momento no ano que vem. 

Perante esta especulação de reorganização do gabinete de Justin Trudeau pelo primeiro-ministro, uma pesquisa da Maru Public Opinion, conduzida para o ‘CityNews’, descobriu que mudanças na bancada do Governo liberal podem mudar as intenções de alguns eleitores.

Dos entrevistados, 43% disseram que uma reorganização do gabinete poderia torná-los mais propensos a considerar votar no partido Liberal. 

Os eleitores mais jovens, um grupo demográfico-chave no qual os liberais se concentraram no último ano, foram os mais propensos a dizer que uma reorganização influenciaria o seu apoio.

No entanto, 57% disseram que uma reforma no gabinete provavelmente não mudaria as suas intenções nas urnas, sendo verificável pelo estudo o desconhecimento dos canadianos sobre quem são os membros atuais do gabinete.

No contexto desta possível reorganização, especula-se ainda que o ministro dos Transportes, Pablo Rodriguez, possa sair do cargo devido à sua potencial candidatura à liderança do partido liberal do Quebec.

Outra especulação é que o gabinete de Trudeau está descontente com a promoção do orçamento federal pela ministra das Finanças, Chrystia Freeland, havendo a possibilidade de mudança de departamento da ministra para o setor das relações EUA-Canadá, segundo comunicado público de Trudeau.

Esta reestruturação, caso ocorra, seria a segunda desde o início do verão, uma vez que em julho Trudeau fez uma pequena mudança aquando da saída do ministro do Trabalho Seamus O’Regan, que foi substituído pelo ex-líder do partido Steven MacKinnon. 

A última grande mudança ocorrida no gabinete do partido foi em julho de 2023, quando Trudeau nomeou sete novos rostos para o gabinete e transferiu 23 ministros para novas pastas.