Educação: Ontário reduz taxas de assistência à infância e introduz uma nova fórmula de financiamento de creches

Foto: Pexels

As creches de Ontário serão compensadas no programa nacional de 10 dólares por dia, de forma a cobrir o custo real do fornecimento de cuidados, segundo o governo provincial, depois de algumas manifestações de dificuldade em manterem as portas abertas sob a estrutura atual.

A partir do ano que vem, as creches receberão um fundo principal de financiamento com base em vários fatores, como quantos espaços eles operam, quantas crianças atendem em cada faixa etária e a região em que estão localizados.

As autoridades governamentais dizem que cerca de metade dos operadores de creches terão os seus custos totalmente cobertos pelo novo valor. A nova fórmula estabelecerá ainda um lucro médio de 8% para as creches. O governo também espera que a nova estrutura ajude operadores de creches novos ou existentes a criar mais espaços, adicionando um complemento de crescimento à fórmula. 

No entanto, as atualizações sobre a nova fórmula de compensação das taxas para as creches, não incluem aumentos salariais ou uma grade salarial para os educadores da primeira infância, algo que muitos defendiam como ser essencial não apenas para a expansão do setor, mas também para a manutenção dos espaços existentes.

Todd Smith, ministro da Educação, disse que, com a nova fórmula de financiamento, os operadores terão mais flexibilidade com seus gastos, deixando alguns mais aptos a aumentar os salários dos funcionários.

A nova estrutura de financiamento, que entrará em vigor em 1 de janeiro, veio acompanhada do anúncio de que, a partir do mesmo dia, as taxas pagas pelos pais serão ainda mais reduzidas. Apesar de já terem sido reduzidas para 50%, para uma média de 23 dólares por dia, no ano que vem serão reduzidas para uma média de 19 dólares, limitadas a 22 dólares.

Esses valores serão ainda mais reduzidos para uma média de 10 dólares por dia até março de 2026, uma data adiada em relação à promessa anterior de setembro de 2025.