Má conduta profissional Inspetora da Polícia de Toronto condenada por conduta suspeita e negligência do dever

Uma audiência do tribunal concluiu que a oficial de alta patente do Serviço Policial de Toronto (TPS), a inspetora Joyce Schertzer, era culpada de duas acusações de má conduta profissional, decorrentes de um acidente de carro em 2022 envolvendo o seu sobrinho, identificado pelo tribunal como “Calvin”, que aconteceu no exterior do The Boulevard Club, no Lake Shore Boulevard West.

A inspetora Schertzer estava a trabalhar na 11.ª Divisão, a 1 de maio de 2022, data do acidente, quando recebeu um telefonema da filha dizendo que Calvin bateu com a sua carrinha num poste de energia.

Schertzer providenciou que um oficial da polícia de Toronto, da sua divisão, fosse destacado para a 14.ª Divisão, onde o incidente aconteceu e ela própria também compareceu à cena, contornando o sistema de prioridades.

O sobrinho de Schertzer deixou o local cerca de 10 minutos após a chegada da polícia da sua unidade, que determinou que não havia criminalidade na situação.

O tribunal ouviu Schertzer, que se envolveu ativamente na investigação e que se defendeu dizendo que não visitou a cena do acidente para interferir, mas para garantir que o sobrinho não estivesse ferido.

Num documento de 63 páginas que descreve a decisão, a superintendente aposentada da Polícia Provincial de Ontário (OPP), Lisa Taylor, que presidiu a audiência, escreveu:

“Eu acho que, embora o resultado final possa não ter sido em benefício para a família da Inspetora Schertzer, houve um benefício, considerando que a chamada não passou pelo sistema de prioridade como seria de se esperar, e um oficial da 11.ª Divisão sob o seu comando respondeu rapidamente a uma colisão de danos materiais dentro da 14ª Divisão.”

Schertzer foi, assim, considerada culpada de uma acusação de conduta suspeita e negligência de dever, de acordo com a Lei de Serviços Policiais de Ontário.

A audiência para conhecimento das penalidades do caso foi agendada para dia 28 de outubro de 2024.