A Agência Canadiana de Inspeção Alimentar (CFIA) atribuiu um recente surto de listeriose, associado a vários leites à base de plantas, a uma linha de produção da fábrica Joriki, em Pickering, Ontário.
A contaminação levou a 18 casos confirmados de listeriose em Ontário, Quebec, Alberta e Nova Escócia, resultando em 13 hospitalizações e duas mortes em Ontário.
Os produtos afetados incluem os leites de amêndoa, coco, amêndoa-coco e aveia da marca Silk, bem como o leite de amêndoa da marca Great Value. Estes produtos foram recolhidos a 8 de julho de 2024 e têm data de validade até 4 de outubro de 2024. Os produtos afetados podem ser identificados pelo número de código do produto 7825.
A CFIA informou que a linha de produção da Joriki foi totalmente desmontada e que não haverá mais produção até que toda a contaminação tenha sido erradicada.
“A Danone Canada e a Joriki Inc. têm estado totalmente envolvidas na investigação de segurança alimentar em curso para determinar a origem da contaminação e estão a aplicar medidas corretivas”, afirmou a CFIA num comunicado.
Os especialistas em saúde alertam para o facto da bactéria listeria poder causar doenças até dois meses após o consumo de produtos contaminados. Os consumidores são aconselhados a verificar o lote dos seus produtos e a evitar o consumo de qualquer um que corresponda aos dados do lote afetado.