Justin Trudeau: Preso homem do Ontário por ter ameaçado o primeiro-ministro e Trump espalha mentira sobre paternidade de Trudeau

Foto: Frank Augstein

Num clima de escalada de ameaças em linha contra figuras políticas, os agentes da Royal Canadian Mounted Police (RCMP) prenderam um homem de 33 anos, Dawid Zalewski, na área da Grande Toronto (GTA) por alegadamente ter feito ameaças violentas contra o primeiro-ministro Justin Trudeau.

A RCMP informou que Zalewski foi detido depois da Equipa Integrada de Aplicação da Segurança Nacional o ter identificado através de um vídeo em que alegadamente ameaçava Trudeau, as forças da ordem e o pessoal de segurança, atravessando duas acusações de proferir ameaças.

A detenção de Zalewski surge no meio de preocupações crescentes com a segurança dos funcionários públicos. “Estamos cientes do ambiente de segurança acrescida para os funcionários públicos e do perigo que isso representa para todos os canadianos”, declarou a RCMP.

O incidente coincide com o recrudescimento das tensões entre Trudeau e o antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, que recentemente fez manchetes por ter repetido uma teoria da conspiração sobre a ascendência de Trudeau.

Durante uma entrevista online, Trump afirmou, falsamente, que Trudeau poderia ser filho do falecido líder cubano Fidel Castro, um rumor amplamente desacreditado, mas que ainda circula por alguns.

Trump criticou ainda a orientação política de Trudeau, chamando-lhe “muito liberal” e sugerindo que um conservador forte o poderia substituir no Canadá.

Os comentários de Trump juntam-se a um historial de fricções pessoais e políticas entre os dois líderes, com os especialistas a alertarem para o facto de que, se Trump regressar ao poder, as relações entre o Canadá e os EUA poderão começar num clima de desconfiança.