Após os alertas dos Estados Unidos da América (EUA) sobre produtos de canela em pó, o Canadá já confirmou que está a monitorizar a situação e não acredita que nenhum produto seja afetado no país.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA publicou no seu site, a 29 de julho, segunda-feira, que a empresa americana American Spices LLC está a recolher a sua canela em pó Spice Class Brand, devido à potencial contaminação por “níveis elevados de chumbo”.
A 30 de julho, a empresa acrescentou avisos sobre outras oito marcas de produtos de canela, recomendando que as empresas os recolhessem voluntariamente, apesar de ainda não ter sido relatada nenhuma doença.
A Agência Canadiana de Inspeção de Alimentos (CFIA) diz estar ciente das preocupações da FDA sobre certos produtos de canela em pó devido à potencial contaminação por níveis elevados de chumbo. Acrescentou que estão a acompanhar de perto a situação e que não há conhecimento de nenhuma distribuição, no Canadá, dos produtos recolhidos.
A agência governamental disse que a comunidade será notificada com mais informações e que serão publicados avisos sobre os produtos afetados pela recolha no seu website.
A CFIA acrescentou que a Health Canada e a CFIA têm programas de vigilância para monitorar contaminantes químicos em alimentos, incluindo chumbo. Se as concentrações forem maiores que os níveis máximos permitidos, a CFIA afirmou que avalia a situação e emite uma ordem de recolha do alimento.