Eleições EUA: Maioria dos canadianos teme impacto de possível vitória de Trump nas relações com Canadá

Foto: Facebook Donald J. Trump

A maioria dos canadianos, 66%, temem a possibilidade de um segundo mandato presidencial do partido republicano, liderado por Donald Trump. Esta maioria acredita que a possível vitória seria ruim ou terrível para a economia e relações no geral entre Estados Unidos da América (EUA) e Canadá, de acordo com inquérito feito pelo Augus Reid Insitute.

A corrida presidencial dos EUA ficou de cabeça para baixo com a desistência de Joe Biden, a ser substituído pela atual vice-presidente Kamala Harris, que disputará o lugar com Donald Trump.

Durante o mandato anterior de quatro anos de Trump, as opiniões canadianas sobre os Estados Unidos declinaram consideravelmente em várias aspetos, nomeadamente a nível de relações estratégicas entre os dois países.

Os dados do inquérito mostram ainda que dois em cada cinco (38%) dizem que uma nova administração de Trump seria uma notícia terrível para o Canadá, enquanto três em cada dez (28%) a chamam de ruim.

Os efeitos negativos indicados seriam principalmente na paz e estabilidade globais (68%), no progresso na redução de gases de efeito estufa (67%), na unidade dos Estados Unidos (67%), no relacionamento geral Canadá-EUA (65%) e na economia canadiana (60%).

Em três desses fatores — unir os Estados Unidos, paz global e combater as mudanças climáticas — mais de dois em cada cinco canadianos acreditam que um segundo mandato de Trump terá impactos muito negativos.

Mas há alguma discordância na divisão política no Canadá em relação ao retorno de Trump, com poucos eleitores ​​do Liberal, NDP ou Bloc Québécois acreditando que uma vitória de Trump em novembro teria um efeito positivo em qualquer um dos fatores sondados.

Menos de um em cada seis (15%) canadianos celebrariam uma vitória de Trump na eleição de novembro, como uma notícia boa ou excelente para o Canadá.

As opiniões dos canadianos diferem devido a preocupações com as promessas de Trump, nomeadamente a nível da crise da migração na fronteira sul dos Estados Unidos com o México.  Trump já ameaçou fechar as fronteiras (dos Estados Unidos) e realizar uma deportação em massa, fazendo com que o Canadá sinta que seria impactado por esta política de imigração. Isso poderia potencialmente levar mais requerentes de asilo a irem mais para o norte.

Outra questão é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois caso os americanos parassem com a ajuda militar, o Canadá teria de fornecer mais apoio financeiro para compensar a lacuna.