A Agência de Saúde Pública do Canadá confirmou mais seis casos de listeriose, elevando o total para 18 num surto em curso, ligado a uma recolha nacional de bebidas lácteas à base de plantas. As províncias afetadas incluem Ontário, com 12 casos, Quebec, com quatro, e Alberta e Nova Escócia com um caso cada. Treze pessoas foram hospitalizadas e já foram registadas duas mortes.
O surto afetou principalmente indivíduos com mais de 50 anos, com casos em idades compreendidas entre os 7 e os 89 anos. A doença foi associada a produtos lácteos recolhidos, incluindo leite de amêndoa da marca Silk, leite de coco, leite de amêndoa e coco, leite de aveia e leite de amêndoa da marca Great Value. A maioria destes produtos tem data de validade até 4 de outubro.
A listeriose, causada pela bactéria Listeria, pode demorar até dois meses a desenvolver-se após o consumo de produtos contaminados, o que dificulta o rastreio rápido da fonte. O Ministério da Saúde de Ontário confirmou anteriormente as duas mortes, mas não revelou mais pormenores.