Terrorismo em Toronto: Pai e filho foram detidos enquanto planeavam um ataque violento, segundo RCMP

Foto: CityNews

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) informou a detenção de um pai e um filho na Grande Área de Toronto (GTA), por supostas atividades terroristas envolvendo o Estado Islâmico (ISIS). A detenção ocorreu no último fim de semana de julho, num hotel em Richmond Hill, onde alegadamente eles estavam em “estágios avançados de planeamento de um ataque sério e violento em Toronto”.

Numa conferência de imprensa na manhã de quarta-feira, 31 de julho, as autoridades da RCMP disseram que uma Equipe Integrada de Segurança Nacional (INSET) tomou conhecimento da ameaça no início de julho.

A polícia referiu que a detenção realizou-se a 28 de julho, depois dos dois individuos terem supostamente adquirido um machado e um facão.

As autoridades acrescentaram que as prisões foram efetuadas nos padrões habituais, sem danos excessivos e sem feridos.

Foi também referido que os dois homens, ambos cidadãos canadianos, são moradores de Toronto, sendo ainda desconhecido o motivo para estarem no hotel em Richmond Hill. Para além desta situação, os investigadores informaram que ainda estão a trabalhar para determinar quem ou o que os homens supostamente planeavam atacar.

Os dois homens agora enfrentam seis acusações relacionadas a terrorismo no total.

Ahmed Fouad Mostafa Eldidi, de 62 anos, e o filho de 26 anos, Mostafa Eldidi, foram ambos acusados ​​de participação nas atividades de um grupo terrorista identificado como Estado Islâmico. Ahmed Eldidi e Mostafa Eldidi também foram acusados ​​de facilitar atividade terrorista e conspiração para cometer assassinato.

A dupla foi ainda acusada de crime de porte de arma, por estarem de posse de um facão e um machado, e Ahmed Fouad Mostafa Eldidi foi acusado de agressão agravada, fora do Canadá, em benefício do Estado Islâmico em junho de 2015

Os dois acusados compareceram ao tribunal para enfrentar as acusações a 29 de julho.

Em documentos judiciais, os promotores alegaram que, em algum momento, entre 1 e 29 de julho, os dois homens conscientemente facilitaram uma atividade terrorista e estavam conscientemente a ajudar o Estado Islâmico a aumentar a sua capacidade de realizar atividades terroristas.

Os documentos alegam em específico que os dois estavam a conspirar para cometer assassinato em benefício, sob a direção ou em associação com o Estado Islâmico.

A RCMP disse que os dois homens estavam a conspirar para cometer a atividade terrorista enquanto estavam em Toronto, York Region e outras partes da província, incluindo a GTA. A polícia acredita-se que o pai e o filho já tinham vindo ao Canadá em data anterior.

A RCMP assegura que não há ameaça ativa ao público.