Inquérito: Recém-licenciados confiantes no futuro profissional, apesar da IA

Foto: pexels

Uma nova pesquisa do Chartered Financial Analyst (CFA) Institute revela que os licenciados universitários canadianos estão cada vez mais otimistas sobre suas perspetivas de carreira, apesar das preocupações com o impacto da inteligência artifical (IA) no emprego. O ‘2024 Global Graduate Outlook Survey’, que avaliou o sentimento de carreira de quase 10 mil estudantes e recém-licenciados em todo o mundo, revelou que 72% dos 700 inquiridos canadianos dos 18 aos 25 anos estão confiantes quanto ao seu futuro profissional, especialmente no setor financeiro.

Globalmente, 30% dos inquiridos sentem-se mais confiantes no setor financeiro, um aumento de 6% em relação a 2023. Margaret Franklin, presidente e CEO do CFA Institute, destaca o apelo do setor.

“À medida que os graduados de hoje procuram profissões que não apenas prometem estabilidade, mas também ressoam com seus desejos de fazer uma diferença tangível, as finanças emergem como uma indústria de oportunidades”, afirmou.

O inquérito também revelou que 66% dos inquiridos acreditam que a IA é crucial para o desenvolvimento da carreira, com 92% a verem benefícios em aprender a utilizar estas ferramentas. Além disso, 81% dos licenciados reconhecem a importância das certificações de pós-graduação para obter rendimentos mais elevados e uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.