Uma ordem de evacuação foi emitida para o município de Jasper e áreas envolventes na noite de 22 de julho, pelo Governo de Alberta, devido à aproximação dos incêndios florestais que consomem a região. Cerca de 4.700 moradores da cidade e os visitantes do Parque Nacional de Jasper foram forçados a abandonar o local de imediato.
O Governo provincial recomendou que fosse utilizada a estrada nacional 16 para seguirem até British Columbia (B.C.), e que se fizessem acompanhar de identificação, documentos importantes, medicamentos, animais de estimação e kits de emergência.
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) informou a população dos cortes de estradas, não recomendando viajar para o oeste de Hinton, e disse que toda a circulação em Jasper deve dirigir-se para o oeste. Foram fechadas faixas de estradas e estradas completas, como as estradas nacionais 16, 5, 40 e 93.
Nas redes sociais, vários moradores e turistas partilharam momentos da evacuação, com registos de longas filas de automóveis e camiões, fumo e longos tempos de espera.
A cidade de Valemount, em B.C., abriu rapidamente um centro de receção no seu salão comunitário, na 101 Gorse Street, atingindo a sua capacidade máxima às 4h30 da madrugada. A região procurou ainda providenciar outros centros de apoio, como o Bonnets Energy Centre, em Grand Prairie, que abriu portas às 9h de dia 23.
As autoridades da cidade de Jasper e a Parks Canada informaram que a evacuação progrediu bem e que trabalharam rapidamente para recuperar o atraso e resolver vários desafios logísticos que surgiram, como engarrafamentos fora da cidade e procura de lugar, encaminhamento e alocação das pessoas.
A Parks Canada acrescentou que já foram evacuados vários acampamentos, como no Athabasca Hostel e no Palisades Stewardship and Education Centre. As três comunidades que compõem a Little Red River Cree Nation — John D’Or Prairie, Fox Lake e Garden River — também receberam ordem de evacuação, enquanto o chamado ‘Incêndio semicomplexo’ (Semo-Complex fire) atingia as proximidades.
De acordo com o painel de estado de Incêndios Florestais de Alberta, havia 170 incêndios florestais ativos em toda a província, na manhã de terça-feira, 23 de julho.
Em resultado destes incêndios em Alberta e B.C., uma espessa condensação de fumo dominou a província no dia 23, sendo registado pelo o Índice de Qualidade do Ar e Saúde (AQHI) em Calgary como nível 7 (alto risco), com alguns locais – incluindo Edmonton e Red Deer – atingindo 10+ (a classificação mais alta na escala AQHI).