Eleições EUA: Líderes canadianos reagem à saída de Biden da corrida presidencial

Foto: X/JustinTrudeau

A decisão do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Joe Biden em não candidatar-se à reeleição na próxima corrida presidencial de 2024, foi recebida com elogios de líderes sindicais e aliados internacionais.

Brent Booker, presidente geral da LiUNA, elogiou o mandato de Biden e disse tratar-se da “presidência mais pró-sindical de sempre”.

“Joe Biden realizou mais no seu único mandato do que qualquer outro presidente dos tempos modernos. O seu apoio inabalável aos homens e mulheres trabalhadores e o seu respeito pelo valor do trabalho árduo não é retórica, é um reflexo de quem é”, disse Booker numa declaração.

O líder sindical elogiou os investimentos em infraestruturas e os esforços de Biden para relançar a base industrial e garantir as pensões dos trabalhadores, salientando o empenho do Presidente em não deixá-los para trás durante a transição para as fontes de energia renováveis.

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau fez eco deste sentimento, descrevendo Biden como um “verdadeiro amigo”.

“Conheço o Presidente Biden há anos. É um grande homem, e tudo o que faz é guiado pelo seu amor pelo seu país. Como Presidente, é um parceiro para os canadianos”, disse Trudeau num post no X.

As observações de Trudeau sublinham a forte relação entre os EUA e o Canadá promovida durante a presidência de Biden.

Joe Biden dirigiu-se aos eleitores americanos através de uma carta no X, explicando a sua decisão.

“Foi a maior honra da minha vida servir como vosso Presidente. E embora tenha sido minha intenção tentar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre apenas no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato”, escreveu.

A decisão, tomada após considerável pressão dos colegas democratas, marca um momento significativo na política dos EUA. A liderança de Biden na criação de uma coligação das principais democracias e no restabelecimento da confiança global nos EUA foi também elogiada pelo embaixador americano no Canadá, David Cohen, e pela embaixadora do Canadá nos EUA, Kirsten Hillman. Ambos elogiaram a abordagem experiente e ponderada de Biden.