Todos os grandes supermercados no Canadá aceitaram finalmente o código de conduta do retalho, anunciou o Ministério da Agricultura e Agroalimentar. O Loblaw, o Sobeys e o Metro já tinham aderido. O Walmart e o Costco decidiram agora aceitar o código.
O chamado ‘grocery code of conduct’ visa trazer mais justiça, transparência e previsibilidade à cadeia de abastecimento alimentar do Canadá. Os supermercados independentes acreditam que este código vai ajudar a garantir o acesso aos alimentos, especialmente em comunidades rurais e pequenas.
Segundo a Canadian Federation of Independent Grocers, o código vai dar mais estabilidade aos pequenos retalhistas. Estes negócios enfrentam desafios frequentes. Os retalhistas maiores tendem a fazer grandes encomendas aos fornecedores, o que resulta numa menor disponibilidade de produtos para os mais pequenos.
Alguns economistas, por sua vez, dizem que o código de conduta não deve ter um impacto significativo nos preços dos alimentos.
O código deverá ser integralmente lançado em junho de 2025. Os fornecedores individuais e os retalhistas independentes têm, ainda, de aderir à iniciativa.