Diplomacia: Ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá visita China para melhorar relações

Foto: Mélanie Joly/Facebook

18, 19 e 20 de julho foram as datas escolhidas para a visita surpresa da ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, à China. Trata-se da primeira visita de um ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros ao país em quase sete anos.

Esta visita surpresa foi anunciada imediatamente antes da viagem. Foi marcada com o objetivo de melhorar as relações entre os dois países, que se deterioraram após a detenção de Michael Kovrig e Michael Spavor pela China. Recorde-se que as detenções foram vistas como retaliação pela prisão de Meng Wanzhou, executiva da Huawei, no Canadá.

Na agenda de Joly, foi incluída uma reunião com o seu homólogo chinês, Wang Yi, em Pequim. O encontro foi marcado com o objetivo de discutir formas de colaboração e desafios comuns.

A viagem de Joly abre portas a futuras visitas ministeriais. Em comunicado de imprensa, a propósito da visita, a ministra dos Negócios Estrangeiros defendeu os interesses nacionais do Canadá e destacou a importância da diplomacia e da comunicação aberta.

O último ministro canadiano a visitar a China foi Chrystia Freeland, em 2017. A visita de Joly ocorre semanas após a chegada do novo embaixador chinês no Canadá, Wang Di, que enfatizou a importância das relações saudáveis e estáveis entre os dois países.