Duas mortes por Listeriose foram comunicadas a 17 de julho, pela Agência de Saúde Pública do Canadá.
O alerta sobre surto foi feito no início de julho, na sequência de uma ordem de recolha nacional de 18 bebidas lácteas vegetais da marca Silk e Great Value, como leite de amêndoa, de coco, entre outros, possivelmente contaminadas.
A maioria dos produtos recolhidos tem data de validade até 4 de outubro. Os produtos contaminados podem não parecer ou cheirar a estragados, mas podem causar doenças na mesma.
Desde o início do surto, o Canadá já registou 12 casos da doença, em pessoas na faixa etária dos 37 aos 89 anos, com 9 hospitalizações. Dos 12 casos, 10 foram em Ontário, um no Quebec e um na Nova Escócia. 67% das pessoas infetadas são mulheres.
A agência de saúde não forneceu mais detalhes sobre os casos, mas renova o alerta de não consumo e devolução das bebidas lácteas.
Os sintomas da listeriose podem incluir vómitos, náuseas, febre persistente, dores musculares, dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço. No caso de mulheres grávidas podem apresentar sintomas leves, semelhantes aos da gripe, mas a listeriose pode levar ao parto prematuro, infecção do recém-nascido ou natimorto, segundo o aviso da agência de saúde canadiana.
Em 2008, um surto de listeriose, ligado a frios de uma fábrica da Maple Leaf Foods, em Toronto, matou 22 canadianos.