A Cook’s Ferry Indian Band, ao norte de Spences Bridge, no interior da British Columbia, emitiu uma ordem de evacuação para várias reservas devido a dois incêndios descontrolados.
Uma primeira ordem foi emitida a 16 de julho, terça-feira, para a reserva 6 devido ao perigo iminente dos incêndios de Shetland Creek e de Teit Creek. Uma segunda ordem entrou em vigor no dia 17 de julho, quarta-feira, e abrange as reservas 5, 6, 8A, 19 Firstly e 22.
O British Columbia Wildfire Service referiu que o incêndio de Teit Creek tem cerca de 250 hectares de tamanho e o incêndio de Shetland Creek tendo cerca de 285 hectares de tamanho. Acreditam que ambos os incêndios tenham sido provocados por raios de trovoada.
De acordo com o serviço de incêndios florestais, a 17 de julho estavam ativos 161 incêndios, já tendo sido extintos 136 nos sete dias precedentes.
As autoridades referem que não há incêndios florestais considerados altamente visíveis ou um risco potencial à segurança pública, mas estão preocupadas com uma temporada de incêndios florestais “desafiadora” este ano, devido à seca de meses persiste em toda a província.
Em vigor, estão também alguns alertas de calor em toda a British Columbia, o que pode alimentar o crescimento de incêndios novos e existentes.