No meio de críticas generalizadas, o Governo do Ontário defendeu a sua decisão de encerrar o Centro de Ciência de Ontário, invocando graves problemas de infra-estruturas. Segundo a província, os edifícios únicos, construídos propositadamente, “chegaram ao fim da sua vida útil”.
“A infraestrutura do edifício está a deteriorar-se e tem vindo a deteriorar-se há anos. As reparações de capital necessárias neste edifício vão muito além dos problemas estruturais imediatos com o telhado”, declarou John Carmichael, Presidente do Conselho de Administração do Centro de Ciência.
Uma revisão por pares, de um relatório de engenharia, confirmou a necessidade de remediação imediata para garantir a integridade estrutural do telhado. Sublinhou, também, que áreas significativas do telhado, aproximadamente 24 200 pés quadrados, não foram investigadas e exigem o encerramento das instalações para uma avaliação completa.
O Premier Doug Ford sublinhou a gravidade do estado do edifício. “Seria insensato reparar o Ontario Science Centre, em vez de o encerrar completamente, devido àquilo a que o governo chamou problemas estruturais com o telhado, entre outros problemas”, afirmou Ford. Descreveu o edifício como “uma confusão total, de cima a baixo, da frente para trás”.
Apesar do encerramento, o centro de ciência planeia continuar os seus programas de campo de ciência, numa escola local, e está a explorar locais de programação para o seu novo local. “Também continuaremos a partilhar atualizações sobre o trabalho de conceção e construção da nova casa do Centro de Ciência em Ontario Place. O nosso futuro é brilhante e estamos entusiasmados com o que nos espera”, acrescenta a declaração.
O encerramento provocou um grande clamor público, refletindo o impacto duradouro do Ontario Science Centre na comunidade. À medida que os planos avançam para a sua nova localização no Ontario Place, os funcionários continuam optimistas quanto à continuação do seu legado de educação e inspiração científica.