Aviso de greve da WestJet retirado pelo sindicato

planetags.com

O aviso de greve dos mecânicos sindicalizados da WestJet foi anulado, uma vez que o sindicato que representa os trabalhadores e a companhia aérea estão a regressar à mesa das negociações.

A WestJet afirmou em comunicado divulgado na quarta-feira, 19 de junho, que tinha comparecido perante o Conselho Canadiano de Relações Industriais para discutir o pedido de arbitragem da companhia aérea, nas negociações com os engenheiros de manutenção de aeronaves e os funcionários das operações técnicas.

“O CIRB informou que necessitará de mais tempo e de mais informações de ambas as partes antes de tomar uma decisão sobre se a negociação colectiva para o nosso primeiro acordo deve ou não ser resolvida por meio de arbitragem”, afirmou a companhia aérea sediada em Calgary.

“Entretanto, a Associação Fraternal de Mecânicos de Aeronaves anulou o seu aviso de greve, tendo ambas as partes concordado em regressar à mesa das negociações para continuar a trabalhar no sentido de encontrar uma solução”, acrescentou.

Na segunda-feira, 17 de junho, os mecânicos da WestJet apresentaram um pré-aviso de greve de 72 horas e disseram que estavam prontos para abandonar o trabalho já na quinta-feira à noite.

A Associação Fraternal dos Mecânicos de Aeronaves, que representa cerca de 670 engenheiros de manutenção de aeronaves e outros postos de trabalho especializados na transportadora, afirma ter tomado a decisão depois de a WestJet ter interrompido as conversações esta semana.

Os membros do sindicato votaram por esmagadora maioria a rejeição de uma tentativa de acordo na semana passada e manifestaram a sua oposição ao pedido de arbitragem da companhia aérea.

Antecipando a potencial ação de greve, a WestJet cancelou 31 voos previstos para quarta e quinta-feira, afetando cerca de 6.500 clientes.

A companhia aérea afirma que está “a envidar todos os esforços para reacomodar os passageiros” e “a trabalhar para retomar as operações normais o mais rápida e eficientemente possível”.

“Reconhecemos o impacto que os cancelamentos iniciais tiveram nos nossos clientes e nos nossos funcionários, e agradecemos sinceramente a sua paciência e compreensão durante este período”, afirmou Diederik Pen, presidente da WestJet Airlines e diretor de operações do Grupo.

“Ao regressar à mesa das negociações, estamos empenhados em encontrar uma solução para evitar mais perturbações nas nossas operações.”