Islamofobia: Polícia de Toronto investiga viatura com mensagens de ódio

Foto: X/Toronto Police

Uma viatura publicitária andou a circular por Toronto exibindo uma tela com vídeo de muçulmanos ajoelhados em oração e com mensagens como:

“Isso é o Lemen?

Isso é a Síria?

Isso é o Iraque?

Não.

Este é o Canadá.

Acorde Canadá.

Vocês estão cercados.”

O vídeo viralizou nas redes sociais e as entidades e representações muçulmanas já se manifestaram e demonstraram receio e preocupação em relação às mensagens divulgadas.

O conselho nacional de muçulmanos canadianos (NCCM) denunciou o vídeo como sendo extremamente perigoso pelos comportamentos que pode desencadear. Em causa coloca também o aumento do número de incidentes de ódio que têm ocorrido.

“Nos últimos oito meses, especialmente, vimos um aumento de incidentes de ódio de mais de 1.300 por cento. Estas incluem chamadas para incidentes em escolas, em espaços públicos, locais de culto e locais de trabalho.

Este é apenas um exemplo de um dos níveis perigosos da islamofobia. Espalhar uma mensagem pública e uma campanha pública tão prejudicial como esta é o que resulta em mais medo e mais danos aos muçulmanos no Canadá. Isso é extremamente inaceitável.”, disse Fetema Abdalla, oficial de defesa do NCCM.

Olivia Chow, presidente da câmara municipal de Toronto, não ficou indiferente e censurou o ocorrido, apelando a uma reunião dos governos para procura de soluções.

“Procuraremos maneiras de nos unirmos, os governos federal, provincial e municipal deveriam se unir e dizer que isso não é aceitável, condenamos esse tipo de comportamento e não deveria ser permitido”, disse Chow.

A unidade de crimes de ódio da polícia de Toronto iniciou investigação quando teve acesso e analisou as imagens do vídeo.

Na página do X, a  polícia pede a quem tenha mais informações ou tenha testemunhado a passagem da viatura, que contacte e denuncie.