Cidades caras: Toronto e Vancouver são cidades inacessíveis, diz Demographia

FOTO: UNSPLASH

Os canadianos que lutam para comprar casa nas grandes cidades não ficarão surpreendidos com um novo relatório global que classifica Vancouver e Toronto como “impossivelmente inacessíveis”.

O relatório anual da Demographia, que analisa a acessibilidade da habitação em 94 grandes mercados mundiais, classifica as duas cidades canadianas entre as mais caras do mundo, com base no rácio entre o preço médio das casas e o rendimento.

Vancouver obteve uma pontuação de 12,3 na métrica de acessibilidade, a terceira classificação mais elevada a nível mundial, enquanto Toronto obteve uma pontuação de 9,3, o que a coloca em 10.º lugar na lista das cidades menos acessíveis.

As classificações compararam os preços medianos das casas com os rendimentos medianos das famílias, sendo que uma pontuação inferior a 3,0 é considerada “acessível”. Vancouver e Toronto foram das poucas cidades do mundo a ultrapassar o novo limiar “impossivelmente inacessível” de 9,0 ou mais.

O relatório refere a falta de oferta de habitação como o principal fator da crise nos países estudados, incluindo o Canadá, onde a Canada Mortgage and Housing Corporation estima que serão necessárias mais 3,5 milhões de casas até 2030 para restabelecer a acessibilidade económica.

Entre outras grandes cidades canadianas, Ottawa (5,3) e Montreal (5,8) foram classificadas como “gravemente inacessíveis”, assim como Calgary (4,6) foi classificada como “gravemente inacessível”. Edmonton (3,6) teve um desempenho melhor, sendo classificada como “moderadamente inacessível”.