Fundação dos Hospitais de Regina pede desculpa após Rob Schneider ter proferido piadas anti-vax e anti-trans numa angariação de fundos

Foto: Jose Juarez/AP Photo

A Fundação dos Hospitais de Regina reiterou o seu “pedido de desculpas sincero e incondicional” pela atuação do antigo ator do Saturday Night Live – e conhecido anti-vaxxer – Rob Schneider, num recente evento de angariação de fundos.

Nos últimos anos, o antigo artista do SNL e ator de Hollywood de longa data tornou-se um crítico declarado das vacinas – especificamente desde a pandemia de COVID-19 – e apresentou material que incluía piadas dirigidas a pessoas LGBTQ2+ ELE GE BE TE QUE DOIS ESSE MAIS e pessoas transexuais.

De acordo com relatos públicos da noite partilhados nas redes sociais, o programa de comédia de Schneider incluiu piadas à custa da comunidade LGBTQ2+ ELE GE BE TE QUE DOIS ESSE MAIS. Fez também várias piadas sobre as políticas de vacinação e a pandemia de COVID-19.

De acordo com testemunhas, Schneider foi fortemente vaiado durante a sua atuação, que terminou muito antes do previsto.

“Embora reconheçamos que, numa sociedade livre e democrática, as pessoas têm direito aos seus pontos de vista e opiniões e que a comédia se destina a ser ousada, o conteúdo, as posições e as opiniões expressas durante a atuação do Sr. Schneider não correspondem aos valores da nossa fundação e da nossa equipa”, afirmou a Fundação dos Hospitais de Regina num comunicado.

“Não toleramos, aceitamos, apoiamos ou partilhamos as posições do Sr. Schneider, tal como expressas durante o seu espetáculo de comédia, e reconhecemos que, neste caso, a atuação não correspondeu às expectativas do nosso público e da nossa equipa”.

A fundação afirmou que, durante a atuação de Schneider, foi tomada a decisão de lhe pedir “que terminasse a sua atuação mais cedo do que o previsto, o que ele aceitou e abandonou imediatamente o palco”.

A fundação acrescentou que apresentou “um pedido de desculpas incondicional” aos seus convidados e à comunidade imediatamente após a atuação de Schneider.