Dia D: 80.º aniversário do início do fim da 2.ª Guerra Mundial

Foto: Pexels

A 6 de junho de 1944, cerca de 160 mil soldados aliados desembarcaram nas praias da Normandia para dar início à sangrenta batalha que findou a 2.ª Guerra Mundial.

Nesta batalha foram mortos um total de 73 mil soldados e feridos outros 153 mil, entre eles há o registo de 5000 canadenses que foram enterrados nos cemitérios da região francesa. 359 dos canadianos foram mortos mesmo no Dia D.

80 anos depois, numa cerimónia canadiana, foi comemorado este aniversário em Courseulles-sur-Mer, em França.

O evento contou com a atuação de uma variedade de artistas canadianos.

O Primeiro-Ministro Justin Trudeau, o seu homólogo francês Gabriel Attal e o Príncipe William marcaram presença na praia de Juno, na Normandia.

Os dois líderes e o príncipe aproveitaram alguns momentos para conversar com cada um dos veteranos canadianos após a cerimónia, a quem apertaram a mão em tom de reconhecimento.

Realizaram-se alguns discursos de enaltecimento e momento de silêncio pelos soldados mortos, com colocação simbólica de coroas de flores comemorativas na praia.

Na primeira fila de uma multidão de milhares de pessoas estavam 13 veteranos canadianos com o uniforme militar, o mais velho dos quais com 104 anos de idade, que sobreviveram ao esforço de guerra na mesma praia há tantas décadas.

“Não há palavras para descrever a imensidão da dívida que temos para convosco”, disse-lhes Trudeau, num discurso de relevo do papel extremamente importante que o Canadá desempenhou no esforço dos Aliados.

Trudeau  incluiu, ainda, no seu agradecimento aos veteranos, uma menção a Bill Cameron, soldado veterano canadense, falecido na última semana de maio, aos 100 anos de idade.