‘Pride Month’: Governo do Canadá financia segurança de grupos LGBTQ2S+

Foto: Rechie Valdez/X

O Governo do Canadá decidiu oferecer, pelo segundo ano consecutivo, até 1,5 milhões de dólares a organizações LGBTQ2S+ de todo o país. O objetivo é financiar medidas de segurança reforçadas, num contexto de aumento do ódio contra estes grupos.

As chamadas organizações ‘pride’ vão poder usar este dinheiro para compensar os custos crescentes com seguros para eventos, segurança adicional e recursos de planeamento de emergência, bem como formação para funcionários e voluntários.

A ministra das Mulheres, da Igualdade de Género e da Juventude, Marci Ien, anunciou o financiamento esta segunda-feira, dia 3 de junho, durante o hastear da bandeira LGBTQ2S+ no Parliament Hill.

“Este não é o tipo de anúncio de financiamento que queremos fazer, mas temos de o fazer, porque as comunidades deixaram claro que precisam desta proteção. O ódio está a aumentar”, disse a governante.

O hastear da bandeira LGBTQ2S+ tornou-se uma tradição anual nos últimos nove anos, sob o Governo liberal. Serve para inaugurar o ‘Pride Month’, assinalado em junho.

Na ocasião, Justin Trudeau também fez um discurso e deu conta de um alegado retrocesso nos direitos LGBTQ2S+. De acordo com o primeiro-ministro, alguns políticos querem minar os progressos feitos nesta matéria. O governante também manifestou preocupação relativamente ao discurso de ódio contra estas comunidades e ao sentimento de insegurança em grandes eventos, nomeadamente em festivais do orgulho gay.