Relatório RBC: Redução da imigração pode impactar a economia canadiana

Foto: Canadian Immigration and Citizenship/Facebook

Os elevados níveis de imigração no Canadá agravaram a crise da habitação e criaram outros desafios, admite um novo relatório do RBC. Mas apesar disso, atenuam o impacto económico do envelhecimento da população canadiana.

De acordo com a análise, mesmo quando as pessoas mais velhas se reformam e deixam de contribuir para a economia, continuam a consumir. Isso cria um fosso entre o rendimento que o Governo recebe e o que gasta em serviços públicos como os cuidados de saúde.

O RBC descreve esse cenário como “um problema”. Se menos pessoas trabalham e produzem e mais pessoas consomem, há um desfasamento entre a oferta e a procura.

De acordo com o relatório, com o recente recuo do Canadá nas suas políticas de imigração, a população do país deverá ser 2,5% menor em 2027, em comparação com as estimativas iniciais. O limite máximo de residentes não permanentes significa menos 1,1 milhões de pessoas no Canadá em 2027.

O relatório sugere que o limite resultará numa redução de 0,9% da população canadiana em idade ativa e aumentará o rácio de dependência – que mede o número de dependentes por cada 100 pessoas em idade ativa.