Economia do Canadá: Aumento de 1,7 % registado no primeiro trimestre

Foto: Pexels

A Statistics Canada, instituto de estatística canadiano, informou no último dia do mês de maio que o crescimento da economia se deu a uma taxa anual de 1,7% no primeiro trimestre de 2024.

As despesas e gastos das famílias canadianos contribuíram para o crescimento desta taxa. Serviços, como telecomunicações, rendas e viagens aéreas, aumentaram por si só a taxa em 1,1%.

O relatório do instituto informou ainda que as despesas de consumo final das famílias subiram no primeiro trimestre, depois de terem caído durante três trimestres consecutivos.

Os resultados do primeiro trimestre surgiram no momento em que o Statistics Canada afirmou que o produto interno bruto real se manteve essencialmente inalterado em março, após um crescimento de 0,2 por cento em fevereiro.

No entanto, em março, devido ao valor registado pela indústria da construção com um ganho 1,1 % a taxa de crescimento foi a mais forte desde janeiro de 2022, apesar do decréscimo no setor manufatureiro pela necessidade de reequipamento industrial.

A agência estima, preliminarmente, que a economia em abril aponta para um crescimento de 0,3 %, uma vez que os aumentos na indústria transformadora, nas minas, nas pedreiras, na extração de petróleo e gás e no comércio grossista foram parcialmente compensados por diminuições nos serviços públicos.

O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, disse que um corte na taxa de juro está dentro das possibilidades, mas que a decisão terá por base os dados económicos. Acrescentou que o banco central tem analisado as condições certas para começar a baixar as suas taxas, mas necessita de garantia de  que a inflação está a descer para o objetivo de 2% do banco.

A taxa de inflação anual caiu para 2,7% em abril, em comparação com 2,9% em março.

A decisão do Banco do Canadá sobre as taxas de juro será divulgada na primeira semana de junho.