Protesto pró-Palestina: 16 mil professores apoiam acampamento na UofT

FOTO: CBC

Foi há quase um mês que surgiu a ocupação pró-palestiniana dos estudantes da Universidade de Toronto. Apesar das ameaças da instituição e de uma ação legal iminente, os manifestantes disseram que vão ficar no local.

A este protesto, cerca de 75 professores também saíram para apoiar publicamente os estudantes envolvidos no acampamento junto ao King’s College. No total, sabe-se que 16 mil professores apoiam estes alunos.

Além do apoio ao protesto, o corpo docente também está a denunciar o apelo da administração da Universidade de chamar a polícia para retirar os estudantes, funcionários e professores do acampamento.

A Universidade de Toronto está a pedir aos tribunais que autorizem ações da polícia para retirar os manifestantes que se recusam a deixar o acampamento.

A universidade apresentou uma moção no tribunal com o objetivo de acabar com a manifestação, dizendo que o acampamento estava a causar danos irreparáveis à instituição.

Acampamentos semelhantes em campus universitários surgiram em todo o Canadá nos últimos meses, com várias instituições a considerar ou mesmo a tomar medidas legais contra os manifestantes.