Tornado no Quebec: Rigaud e Très-Saint-Rédempteur foram as cidades atingidas

FOTO: Brandon Houck/x

Tudo começou quando um tornado desceu em Rigaud, cidade de Montérégie no Quebec, ao fim da tarde de segunda-feira, 27 de maio, causando alguns danos em pelo menos três casas. Rigaud fica a cerca de 70 quilómetros a oeste de Montreal, perto da fronteira com a província de Ontário.

A polícia da província do Quebec informou que ninguém terá ficado ferido.

A Environment Canada, referiu que o tornado atingiu o solo por volta das 17h30.

A agência recebeu várias imagens e vídeos que foram considerados autênticos pelos especialistas.

Em Très-Saint-Rédempteur, cidade do Quebec, a presidente da Câmara Municipal Julie Lemieux disse que uma casa e outro edifício da sua cidade ficaram muito danificados. Também houve cortes de eletricidade devido a fios caídos. Não houve feridos, disse ela.

Lemieux disse que esta é a primeira vez na memória recente que um tornado atinge Très-Saint-Rédempteur.

“As alterações climáticas estão a ter um grande impacto na segurança civil”, afirmou Lemieux. “Temos de estar preparados e ter um plano. Este é o caso de todos os municípios do Canadá.”

Várias horas antes do tornado atingir o solo, os avisos foram mais do que muitos em Gatineau e nos condados de Prescott e Russell United.

Foram emitidos avisos de trovoada severa na tarde de segunda-feira, para Montreal, Laurentians e partes da região de Outaouais com chuva e ventos fortes a soprar na cidade. Este alerta abrangeu grande parte do sudoeste do Quebec até à fronteira com Ontário.