Parasitas: Avistamento de carraças aumenta em Ontário

Foto: Erik Karits/Pexels

A época alta das carraças está só a começar, mas os relatos de picadas – e de doenças transmitidas pelos parasitas – têm sido mais frequentes do que o costume em Ontário.

A província é oficialmente lar de 13 espécies de carraças, mas estima-se que há muitas mais. Os insetos sobrevivem durante todo o ano, mas são mais ativos nos meses de verão, quando as temperaturas aquecem.

Nem todas as carraças são portadoras de agentes infecciosos e nem todas as pessoas picadas desenvolvem sintomas de doença. Ainda assim, uma picada pode conduzir a problemas de saúde, incluindo a doença de Lyme.

Até agora, este ano, foram registados em Ontário pelo menos 1.124 avistamentos de carraças de patas pretas, a espécie que mais transmite doenças. Pouco mais de 600 foram encontradas em seres humanos, de acordo com o eTick.ca, a principal plataforma de monitorização de carraças de todo o Canadá.

Os avistamentos comunicados à plataforma têm vindo a aumentar desde o seu lançamento em 2014. Há cinco anos, em 2019, a organização recebeu pouco mais de 120 notificações de carraças de patas negras em Ontário durante o mesmo período de tempo.

Por outro lado, revelam dados provinciais, este ano 60 pessoas foram diagnosticadas com doença de Lyme em Ontário. A média anual até à data é de 43.

De acordo com os especialistas, a melhor forma de prevenir a doença de Lyme é evitar completamente as picadas de carraças.

Usar calças compridas, meias e sapatos fechados quando estiver ao ar livre pode ajudar a evitar uma picada. O vestuário de cor clara também pode facilitar a deteção de carraças.