Programa de alimentação Crianças bem alimentadas dentro e fora das salas de aula

Foto: pexels

No dia 17 de maio, na ‘Morning Star Middle School’ houve uma conferência de imprensa com a Honorável Rechie Valdez, Ministra das Pequenas Empresas, juntamente com o Honorável Harjit Sajjan, Ministro da Preparação para Emergências e Ministro responsável pela Agência de Desenvolvimento Económico do Pacífico do Canadá, e a Honorável Kamal Khera, Ministra da Diversidade, Inclusão e Pessoas com Deficiência. Onde eles destacaram o novo orçamento para um programa de alimentação nacional nas escolas.

Com um investimento de mil milhões de dólares ao longo de cinco anos, o Programa, incluído no Orçamento 2024, será lançado com o objetivo de fornecer refeições a mais 400 000 crianças todos os anos, para além das que são servidas pelos programas de alimentação escolar existentes. Para as mães e os pais, significará a tranquilidade de saber que os seus filhos estão a ser tratados e não passam fome. Para as crianças, significará refeições saudáveis – ajudando-as a aprender, a crescer e a atingir todo o seu potencial. Trata-se de um investimento geracional no futuro dos nossos filhos, e vamos trabalhar com as províncias, os territórios e os parceiros indígenas para garantir que todas as crianças têm os alimentos de que necessitam.

O programa será uma rede de segurança para as crianças que mais precisam deste apoio. A falta de acesso a alimentos afeta de forma desproporcionada as crianças de famílias com rendimentos mais baixos e as comunidades raciais e indígenas. Com este programa, estamos a levar alimentos saudáveis aos pratos das crianças em crescimento, permitindo-lhes alcançar todo o seu potencial na escola e preparando-as para o sucesso no ensino pós-secundário.

Juntamente com o programa de alimentação nacional, os ministros apresentaram uma proposta de investimento de 67,5 milhões de dólares para programas pós-escolares destinados a ajudar os canadianos a atingirem o seu pleno potencial, independentemente da sua origem e também anunciaram

“Todas as crianças merecem ter o melhor começo de vida, o que significa acesso a cuidados infantis, um bom ambiente de ensino e alimentos nutritivos”, disse Rechie Valdez na plataforma X.

“As crianças das escolas de todo o país determinarão nada menos do que o destino desta nação. As crianças devem começar o dia escolar com o estômago cheio. É por isso que temos o orgulho de anunciar o nosso Programa Nacional de Alimentação Escolar! Só no primeiro ano, mais 400 mil crianças serão alimentadas”, declarou Iqwinder S. Gaheer no seu perfil no X.