‘QUEBEC BRIDGE’: Canadá adquire ponte histórica por $1 e inicia manutenção

Foto: Justin Trudeau/X

Os Governos federal e do Quebec e a Canadian National Railway vão investir um total de mil milhões de dólares nos próximos 25 anos na restauração da histórica ponte do Quebec, que conta com 107 anos.

Objeto de quase 30 anos de conversações e negociações políticas, o anúncio foi feito na quarta-feira, 15 de maio pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, que, das obras de reparação da ponte, considerada um local histórico nacional, fez uma promessa eleitoral em 2015.

“É uma promessa que fizemos ao povo da região da Quebec City e hoje estamos a cumprir a nossa promessa”, disse Trudeau numa conferência de imprensa no aquário da cidade, que fica perto da ponte.

“É um símbolo intemporal do que é possível quando trabalhamos arduamente em conjunto, e o acordo de repatriamento de hoje com a Canadian National garantirá a sua proteção e restauração para as gerações futuras”.

O anúncio põe fim a uma longa saga na capital da província sobre quem era responsável pela manutenção e reparação da ponte, que Ottawa transferiu para a Canadian National Railway em 1993.

No entanto, a organização foi sempre criticada ao longo dos anos por não gastar o suficiente para manter a estrutura.

Recentemente, o Ministro Federal do Abastecimento e dos Serviços, Jean-Yves Duclos, anunciou que, após anos de consultas, tinha sido alcançado um acordo com a Canadian National Railway para que os federais readquirissem a ponte pelo montante simbólico de 1 dólar.

Presente na quarta-feira para o anúncio, o ministro federal dos Transportes, Pablo Rodriguez, analisou os mil milhões de dólares no que toca às novas despesas: o Governo federal paga 60 por cento do total, o Governo do Quebec 25 por cento e a Canadian National Railway os restantes 15 por cento.