Impacto dos incêndios: Chamas interromperam comunicações no oeste do Canadá

O fornecedor de telecomunicações Northwestel, que presta serviços em Yukon, nos Northwest Territories, em Nunavut e em partes do norte de British Columbia (B.C.), informou que os serviços telefónicos, de Internet e de longa distância tinham sido interrompidos, durante o fim de semana em que os incêndios florestais assolaram partes do oeste do Canadá.

As regiões de Yukon, do norte de B.C. e do Delta de Beaufort e do Vale de Mackenzie dos Northwest Territories viram-se a braços com problemas de Internet, de longa distância e de mobilidade, com a longa distância afetada em Nunavut e a Internet intermitente em Yellowknife e na região de South Slave.

O serviço foi, entretanto, restabelecido, mas a Northwestel afirma que foi a primeira vez que se registou este impacto na sua história.

As interrupções deixaram dúvidas sobre a fiabilidade das telecomunicações durante catástrofes como os incêndios florestais.

Isto deveu-se, em parte, ao facto de outras cópias de segurança, como os telefones por satélite e a Internet, também terem tido problemas, o que pode ter sido o resultado da recente tempestade geomagnética que atingiu a Terra no passado fim de semana.

A interrupção das comunicações é uma preocupação, quer se trate de uma situação de emergência ou não, para que as pessoas possam aceder a serviços, como o 911, quando necessário.

A Northwestel, a sua empresa-mãe, a Bell, e outras empresas de telecomunicações como a Telus e a Rogers afirmam que trabalham para avaliar as suas redes e os riscos potenciais que têm frequentemente para evitar a ocorrência de incidentes como o do último fim de semana.

A Comissão Canadiana de Rádio-Televisão e Telecomunicações, que supervisiona as telecomunicações, está a trabalhar com todos os níveis de governo para “diminuir o impacto perturbador das interrupções de serviço”.

FOTO: UNSPLASH