Roubo de carros: Governo de Ontário quer suspender cartas de ladrões condenados

O Governo de Doug Ford decidiu combater o roubo de automóveis em Ontário, através de suspensões prolongadas das cartas de condução.

O executivo quer suspender as cartas de condução dos assaltantes condenados. A legislação aplica-se aos roubos com “fatores agravantes” como violência, ameaças ou uso de armas. Também se aplica aos veículos roubados em benefício de uma organização criminosa.

“Conduzir é um privilégio, não um direito. Se for suficientemente desavergonhado para se aproveitar de outros membros da comunidade para o seu próprio ganho imprudente, vai perder esse privilégio”, afirmou o ministro dos Transportes Prabmeet Sarkaria esta terça-feira, dia 14 de maio.

Sarkaria fez o anúncio juntamente com o procurador-geral Michael Kerzner num destacamento da Polícia Provincial de Ontário junto à autoestrada 401 em Toronto.

Quando a legislação entrar em vigor, os condenados por furto de veículos motorizados ao abrigo do Código Penal vão perder as cartas de condução. Quem for condenado pela primeira vez fica sem carta durante 10 anos. À segunda infração, fica impedido de conduzir durante 15 anos. À terceira infração, a suspensão da carta é vitalícia.

O Canadá tem sido palco de números sem precedentes de roubo de carros. De acordo com a OPP, o fenómeno é impulsionado pelo crime organizado, que vende veículos de luxo fora do país.

Foto Torsten Dettlaff/Pexels