Comunidade: 4 mil famílias são apoiadas pela College Montrose Children Place no Canadá

A Organização oferece serviços gratuitos e é ajudada por vários níveis de Governo, como também Early On, United Way Greater Toronto e Liuna Local 183.

O College Montrose Children’s Place (CMCP), é uma organização não governamental que oferece serviços de assistência gratuitos, incluindo banco de alimentos em Toronto.

Farrah Rahman é uma das que, sempre que pode, leva a neta para participar dos programas da organização não governamental.

“Este espaço é tão bonito, e é muito seguro, muito limpo e fica mesmo no nosso bairro.”, refere ao Correio da Manhã Canadá (CMC).

A utente salientou ainda que não saberia o que fazer “se isto não estivesse aqui no inverno”, pois para ela “é muito importante para todos os pais, avós e prestadores de cuidados.”

A College Montrose Children Place oferece serviços em nove centros na cidade de Toronto, incluindo um banco de alimentos. Cerca de 4 mil famílias são beneficiadas com os programas da instituição. Com fundos vindos de vários níveis de Governo, como também Early On, United Way Greater Toronto e Liuna Local 183, os serviços são gratuitos. 

Para Jack Oliveira, o Business Manager da LIUNA Local 183, “o College Montrose Childrens Place é uma organização espacial e que gostamos de ajudar, porque dá às pessoas uma oportunidade de imigrarem para este país e de se sentirem confortáveis com o ambiente que as rodeia”. 

Sendo Jack Oliveira um imigrante português, ele diz ter sido um defensor dessas organizações no Canadá. 

“Na verdade, temos alguns dos nossos membros reformados que fazem trabalho voluntário para a organização. Gostam de se certificar de que os novos imigrantes que estão a chegar não passam pelas dificuldades que eles passaram, por isso acho que é muito importante ajudar esta organização”, conta. 

Segundo ele, esses voluntários “fazem um trabalho fantástico”. 

 Tudo teve início quando um grupo de mulheres percebeu que a comunidade precisava de serviços com foco na família. Entre elas estava Tamam McCallum, a atual fundadora.

“Em casa eu queria começar algo que pudesse ser como um centro de rock para pais e filhos, muito virado para as crianças, mas que também envolvesse a família”. 

 A CMCP visa atender às necessidades de diversas famílias, pois para Tamam McCallum a organização “cria conexões entre crianças, pais, avós e outros cuidadores apoiando o desenvolvimento infantil e promovendo famílias saudáveis”. 

Apesar das celebrações dos 40 anos, para a diretora executiva Corina John, o momento é desafiador.

“Neste momento, estamos a atravessar uma crise na CMCP, devido ao pedido de falência do nosso anterior senhorio e, por isso, neste momento, estamos a tentar encontrar formas de angariar dinheiro para comprar a nossa casa”. 

É por isso que agora, mais do que nunca, a CMCP “precisa do apoio da comunidade para nos ajudar a continuar a servir as nossas famílias durante os próximos 40 anos”. 

A gala para angariação de fundos teve lugar no salão da Liuna Local 183, no sábado, dia 11 de maio.