Crime na autoestrada: Durham Police terá infringido a Lei de Segurança de Ontário durante perseguição na Hwy. 401

Uma gravação de rádio da polícia está a revelar novos pormenores de uma perseguição em contramão na highway 401, momentos antes de quatro pessoas terem morrido numa colisão em Whitby. O áudio revela que a polícia perseguiu o fugitivo e que não terá seguido as normas da Lei de Segurança Comunitária e Policiamento de Ontário.

Um novo áudio do despacho revela que um agente da Polícia Provincial de Ontário (OPP) estava preocupado com a possibilidade de alguém se magoar durante uma perseguição policial que terminou num acidente que tirou a vida a quatro pessoas na Highway 401.

Despachante: “A polícia informa que havia um homem no interior do LCBO que tentou assaltar a loja. Ele apontou uma faca a um agente de serviço que saiu num veículo.

Despachante: “Têm 12 unidades atrás dos veículos.”

Agente: “A polícia está convencida de que a direção errada é a direção oeste e as faixas leste.”

Agente: “Common Centre, se pudermos passar, só quero ter a certeza de que o sargento de Durham está ciente de que está a conduzir na direção oposta. Alguém se vai magoar.”

Despachante: “Estamos a dizer-lhe agora”.

Agente: “Tudo bem. O veículo está parado. A polícia está no local.

Todo este momento de tragédia aconteceu na segunda-feira à noite. A colisão entre vários veículos causou quatro vítimas mortais, incluindo um bebé e os avós, além de um ocupante do veículo suspeito que a polícia perseguia. Uma quinta pessoa foi também levada para o hospital em estado grave.

A Lei de Segurança Comunitária e Policiamento de Ontário, que foi introduzida em abril, estipula, em parte, que a polícia não deve iniciar uma perseguição a um veículo, a não ser que “o risco para a segurança pública que pode resultar da perseguição seja ultrapassado pelo risco para a segurança pública se um indivíduo no veículo motorizado em fuga não for imediatamente detido”.

A Unidade de Investigações Especiais (SIU) foi chamada a investigar o incidente, uma vez que a polícia de Durham estava envolvida. A unidade investiga os incidentes que envolvem agentes da autoridade em casos do género.

FOTO: 401_da_sarpanch/x