Movimento pró-palestiniano: Leger revela que 48% dos canadianos são contra acampamentos

O mais recente movimento liderado por estudantes apela às universidades para que ponham termo aos seus investimentos em empresas envolvidas no conflito entre Israel e o Hamas.

E uma nova sondagem de opinião online da Leger sugere que quase metade dos canadianos (48%) se opõe aos acampamentos de apoio à Palestina nas universidades canadianas, que teve início há mais de uma semana em campus como McGill, Universidade de Toronto e U-Ottawa.

No total cerca de um terço (31%) apoia os acampamentos e 21% não sabem ou não respondem.

44% dos canadianos consideram que os acampamentos devem ser desmantelados, uma vez que podem constituir uma ameaça para a segurança do campus e dos estudantes, enquanto quase um em cada quatro (23%) considera que devem ser tolerados e aceites como uma forma de liberdade de expressão. Já um em cada três (33%) considera que só devem ser desmantelados se os manifestantes propagarem discursos de ódio.

Nesta primeira semana de maio, os líderes políticos condenaram algumas das ações dos manifestantes. O primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que apoia a liberdade de expressão, mas que não apoia ações que façam com que outros estudantes se sintam inseguros.

O premier de Ontário, Doug Ford, apelou ao fim das manifestações.

FOTO: CITY NEWS