Projeto de lei: WC’s dos estaleiros de obras em Ontário vão ter produtos menstruais

O Governo de Ontário vai exigir que os grandes estaleiros de obras da província disponibilizem produtos menstruais. A medida consta de um projeto de lei anunciado esta segunda-feira, dia 6 de maio.

De acordo com o ministro provincial do Trabalho, o requisito vai aplicar-se a estaleiros com 20 trabalhadores ou mais e com uma previsão de obra de pelo menos três meses.

O projeto de lei ‘Working for Workers’ é a quinta parte de uma série de legislações laborais do Governo de Ontário. Também vai exigir que os estaleiros de obras e outros locais de trabalho mantenham as casas de banho limpas e façam os registos das limpezas.

O executivo provincial diz tratar-se de uma legislação inédita no Canadá, que vai tornar as profissões especializadas mais acessíveis às mulheres.

“Para concretizar o ambicioso plano deste Governo de construir Ontário, vamos precisar de mais mãos”, disse David Piccini em conferência de imprensa. “Mas sem mais mulheres nos ofícios, teremos uma mão atada atrás das costas e eu recuso-me a deixar que isso aconteça.”

Segundo o Governo de Ontário, cerca de um em cada 10 trabalhadores da construção civil são mulheres. Já um inquérito de 2022 concluiu que seriam necessárias melhores casas de banho nos estaleiros de obras para atrair mais mulheres.

Crédito: Karolina Grabowska/Pexels