Protesto: Centenas fazem greve em fábrica da Nestlé em Toronto

Centenas de trabalhadores da Nestlé aderiram a uma greve geral em Toronto no domingo, dia 5 de maio, após rejeitarem um acordo provisório alcançado pelo sindicato com o fabricante de chocolate.

A Unifor emitiu um comunicado em que diz que os 461 membros que trabalham como operadores de máquinas, embaladores de barras, expedidores e recetores, trabalhadores gerais e nos ofícios especializados na fábrica da Nestlé em Toronto optaram por entrar em greve no domingo à noite.

A fábrica produz barras de chocolate Kit Kat, Aero e Coffee Crisp, além de Smarties, e a Nestlé diz que não espera que a greve tenha um efeito imediato na disponibilidade dos produtos nas lojas.

A Unifor diz que seus membros querem melhorias no plano de pensões e rejeitaram um congelamento de dois anos no ajuste automático referente ao custo de vida.

A Nestlé Canada diz estar dececionada com a rejeição dos trabalhadores ao acordo provisório e planeia trabalhar com o sindicato para fazer com que os trabalhadores voltem ao trabalho.

Foto Paul Smith/CBC