Plano Dentário: Programa começa com idosos com 70 anos ou mais

O início do novo plano dentário do Canadá foi no dia 1 de maio. Na primeira etapa, o atendimento é para idosos com 70 anos ou mais, ou seja, aproximadamente 1 milhão e 700 mil canadianos.

O novo programa, com um custo de 13 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos, vai atender apenas as pessoas que não têm um seguro privado para tratamento dentário.

As dificuldades iniciais estão na participação dos dentistas. O processo de registo dos profissionais ainda está em andamento e apenas cerca de 16 por cento dos prestadores de cuidados de saúde oral se inscreveram até agora.

Alguns dentistas estão a reclamar que  os contratos exigem muitos documentos. Além disso, os programas dentários públicos existentes frequentemente pagam menos de metade do que os planos privados pagam, o que está a frustrar os profissionais.

O novo plano do governo inclui limpezas, raios-X, obturações, tratamentos de canal e dentaduras.

Alguns dos serviços dentários mais complexos — como próteses parciais e coroas — precisarão de  pré-autorização federal de pagamento.

A partir de junho, pessoas com deficiências e crianças menores de 18 anos serão incluídas.

O programa estará disponível para todos os residentes canadianos elegíveis a partir de 2025, de acordo com o governo federal.

A legislação foi aprovada no verão passado e exige que os empregadores declarem à Agência de Receitas do Canadá se oferecem aos trabalhadores um plano dentário privado. Isso permitirá que Ottawa audite reclamações através do novo plano.

Todas as informações sobre o Canadian Dental Care Plan estão disponíveis no website do governo federal, www.canada.ca

Foto: pexels