Imigração: Estudantes internacionais vão poder trabalhar até 24 horas por semana no Canadá

O ministro da Imigração, Marc Miller, anunciou que os estudantes internacionais poderão trabalhar fora do campus por até 24 horas por semana a partir de setembro.

“Analisando as melhores práticas e políticas noutros países com mentalidades semelhantes, a maioria deles limita o número de horas de trabalho dos estudantes internacionais. As regras do Canadá precisam de estar alinhadas ou vamos descobrir que os nossos programas estão a atrair cada vez mais candidatos cujo objetivo principal é trabalhar e não estudar”, disse Miller.

“Para ser claro, o objetivo do programa de estudantes internacionais é estudar e não trabalhar.”

Críticos alertaram que permitir que estudantes internacionais trabalhem em tempo integral poderia transformar um visto de estudo em um visto de trabalho não oficial, o que minaria seu propósito.

Miller disse que seu Governo está a estabelecer o limite em 24 horas porque isso parece “razoável” e permitiria que os estudantes trabalhassem três turnos completos de oito horas.

Não há limites para o número de horas que os estudantes internacionais podem trabalhar quando não estão matriculados ativamente em aulas, como durante o verão.

Miller anteriormente sugeriu a ideia de estabelecer o limite permanentemente em 30 horas por semana. No entanto, o ministro da Imigração disse que isso estaria muito próximo das horas de trabalho em tempo integral.

“Sabemos também de estudos que quando você começa a trabalhar em torno de 30 horas, há um impacto material na qualidade dos seus estudos”, disse ele.

Foto: Immigration.ca