Saúde: Ontário e Alberta com casos de norovírus

Os casos de norovírus estão a aumentar no Canadá.

A Agência de Saúde Pública canadiana afirma que o vírus que é altamente contagioso está a propagar-se com uma frequência superior à esperada, podendo causar náuseas, vómitos, dores abdominais, cólicas e diarreia.

Como este é um vírus que se propaga facilmente através do contacto com uma pessoa doente, a Agência de Saúde Pública reconheceu que durante as restrições pandémicas menos pessoas apanharam norovírus. Agora, o aumento registado este ano não está muito longe dos números normais registados antes da Covid-19.

Especificamente, a agência canadiana destacou um aumento em Ontário, Alberta e, em menor grau, em British Columbia (B.C.), Saskatchewan, Manitoba, New Brunswick e Newfoundland and Labrador.

O norovírus, é também conhecido como ‘vírus Norwalk’. Este nome deriva do primeiro surto que ocorreu em Norwalk, no Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA).

O norovírus é a forma mais comum de gripe gástrica, sendo responsável por mais de 60% dos casos, de acordo com o Centro Nacional de Colaboração para as Doenças Infecciosas.

FOTO: UNSPLASH