Inquérito: Só 17% dos canadianos aprovam orçamento federal

Só 17% dos canadianos aprovam o orçamento federal recém-anunciado. A conclusão é de uma nova sondagem da Ipsos, divulgada hoje. De acordo com a empresa de pesquisa, o Governo falhou em fazer um ‘reboot’ político através do novo plano de gastos.

O orçamento federal para 2024 não fez com que os liberais recuperassem apoio junto dos eleitores. A conclusão é de um novo inquérito da Ipsos, divulgado esta terça-feira, dia 23 de abril.

“Se o objetivo do orçamento era fazer um ‘reboot’ político, isso parece não ter acontecido”, diz Darrell Bricker, diretor executivo da Ipsos Global Public Affairs.

De acordo com a sondagem, 28% dos canadianos “não sabem” se o orçamento é bom ou mau. Excluindo esse universo de inquiridos, só 17% apoiam o orçamento, 40% rejeitam o plano de gastos e os demais 43% são neutros em relação às medidas propostas pelos liberais.

Em Alberta, Saskatchewan e Manitoba a aversão ao orçamento é maior do que noutras regiões do Canadá.

Feita após a divulgação do orçamento, a sondagem também inquiriu os canadianos sobre as suas intenções de voto.

Se as eleições federais decorressem agora, 43% dos eleitores votariam nos conservadores, 24% nos liberais e 19% no NDP.

O apoio ao Partido Conservador aumentou um ponto percentual em relação ao mês anterior, diz a Ipsos.

O futuro é pouco auspicioso para os liberais, considera a empresa. Ainda assim, até às próximas eleições, pode ser que ainda consigam implementar mudanças, nomeadamente na habitação ou no custo de vida.

Foto: Chrystia Freeland/Facebook