Ao discursar num evento ontem em Oakville, o premier Doug Ford criticou as empresas petrolíferas após novo aumento do preço dos combustíveis em algumas zonas de Ontário. De recordar que os preços nas bombas de gasolina subiram 14 cêntimos na quinta-feira na maioria das estações da GTA.
“Em primeiro lugar, é nojento o que as companhias petrolíferas estão a fazer” – foi desta forma que Doug Ford classificou o aumento dos preços dos combustíveis em Ontário.
Os preços nas bombas subiram 14 cêntimos durante a noite de quarta, dia 17, para 1,79 dólares por litro na maioria das estações da GTA. O premier de Ontário foi mais longe, manifestando “a opinião de que não é fisicamente possível esvaziar todas as bombas de gasolina para aplicar os novos valores”.
“Por isso, ou estão a colocar gasolina nova ou estão a enganar as pessoas neste momento.”
Doug Ford prosseguiu dizendo que, depois de consultar alguns amigos nos Estados Unidos da América (EUA), descobriu que os preços dos combustíveis estavam a rondar sensivelmente 1 dólar por litro.
O premier não limitou o discurso apenas às petrolíferas. Doug Ford atacou o recente imposto sobre o carbono do Governo federal, que entrou em vigor a 1 de abril e fez subir os preços da gasolina em três cêntimos por litro.
“Ainda há poucos meses, lembro-me de abastecer o carro a 1,30 ou 1,34 dólares. Será que o barril de petróleo subiu 30%? A resposta é não. Então onde é que estão os 30 por cento?”
Os preços devem continuar a subir e a descer de forma pouco convincente, sem que se veja um verdadeiro alívio até junho ou julho.
FOTO: DOUG FORD/FACEBOOK