O aumento de trabalhadores para a construção civil vai ser fundamental para aumentar a oferta de habitação no Canadá, dizem os especialistas. O Canadá poderá precisar de mais de meio milhão de trabalhadores da construção civil até 2030.
A crescente falta de mão de obra na construção foi citada pela Canada Mortgage and Housing Corporation como um dos três fatores que contribuem para prolongar os prazos de construção.
A agência afirmou ainda que os trabalhadores estão a reformar-se mais rapidamente do que são substituídos. Este desafio foi agravado pela pandemia, quando alguns trabalhadores do setor mudaram de carreira ou se reformaram prematuramente.
O Canadá poderá precisar de mais de 500 mil trabalhadores da construção civil, em média, para construir todas as casas que vão ser necessárias até 2030, de acordo com um relatório da Royal Bank of Canada.
O relatório, intitulado “The Great Rebuild”, apresenta sete ideias para resolver o problema da falta de casas no Canadá, a primeira das quais é expandir a mão de obra do setor da construção.
O orçamento federal reconheceu que a falta de mão de obra qualificada impede a oferta de novas habitações e aumenta as pressões sobre a acessibilidade económica.
O orçamento apresentado pelos liberais inclui uma proposta de pouco mais de 200 milhões de dólares para um programa de empregos de verão “incluindo em setores que enfrentam uma escassez crítica de mão de obra, como a construção de habitações”.
FOTO: UNSPLASH