E arrancou antes do amanhecer uma tentativa de salvamento de um filhote de orca preso numa remota lagoa de maré da Ilha de Vancouver em British Columbia. A estrada de acesso à lagoa esteve bloqueada por membros da First Nations de Ehattesaht.
Começou às 5h da manhã desta sexta-feira, dia 12 de abril, uma tentativa de salvar uma cria de orca presa numa remota lagoa de maré na Ilha de Vancouver, há mais de duas semanas.
A cria de dois anos de idade ficou sozinha, depois de a mãe grávida ter sido levada para a praia durante a maré baixa e ter morrido. A operação foi acionada com o objetivo de levar o filhote para o oceano a fim de encontrar o grupo da sua família.
No início da semana, as autoridades federais disseram que uma equipa de cerca de duas dúzias de pessoas se tinha reunido para preparar a área de aterragem planeada para o complexo resgate.
As condições meteorológicas favoráveis permitiram, entretanto, às equipas do Departamento Federal das Pescas, do Vancouver Aquarium e da First Nations de Ehattesaht começarem a tentativa de salvamento. Foram acionados veterinários, membros das Primeiras Nações e especialistas em baleias no âmbito do salvamento.
O acesso rodoviário à lagoa esteve bloqueado por membros da First Nation de Ehattesaht, mas um funcionário no local disse que a tentativa de retirar a cria fêmea de orca da lagoa e transferi-la para o oceano aberto começou antes do amanhecer.
O filhote foi batizado de kwiisahi?is, nome indígena que significa “Pequeno Caçador Corajoso”.
FOTO: canadian press