A inflação dos produtos alimentares deve descer abaixo dos 2% até à primavera. A conclusão consta de um novo relatório da Farm Credit Canada.
A inflação alimentar deve cair para menos de 2% até à primavera. Por outro lado, deve manter-se entre 1% e 2% até ao final de 2024. É o que antecipa um novo relatório sobre a indústria de alimentação e bebidas.
A previsão é da Farm Credit Canada (FCC), uma empresa de crédito agrícola. De acordo com a organização, os preços dos produtos alimentares devem regressar aos níveis pré-pandémicos, depois de 2024. A empresa diz notar, aliás, que a pressão sobre os preços já está a diminuir.
Este ano, as perspetivas para a indústria de alimentação e bebidas são mais positivas do que no ano passado, diz a FCC. Apesar disso, alguns setores ainda sofrem com as elevadas taxas de juro e os orçamentos familiares mais apertados.
Por outro lado, refere a empresa, espera-se que as margens de lucro melhorem, não só por causa do crescimento da população, mas também por causa da queda dos custos de produção.
O relatório refere que alguns produtos alimentares deverão baixar de preço este ano. É o caso da farinha, que registou um aumento acentuado nos últimos dois anos. Esta queda vai resultar em preços mais baixos na panificação até ao final de 2024.
Foto: Gustavo Fring/Pexels