Casas no Canadá: Há novos apoios, mas preços devem aumentar quase 10%

Prevê-se que os preços anuais das casas aumentem quase 10% até ao final do ano. Os dados foram revelados no relatório desta sexta-feira da Royal LePage. Já ontem, a ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou novas medidas destinadas a facilitar a vida dos compradores de casa pela primeira vez.

As casas canadianas serão quase 10% mais caras no final de 2024 do que no ano anterior, de acordo com um novo relatório da empresa imobiliária Royal LePage.

Segundo o relatório, existem dois fatores que estão a fazer subir os preços. O primeiro é a grave falta de habitação em todo o país e, por fim, uma maior procura por parte de compradores de casas, que poderão entrar no mercado se o Banco do Canadá baixar a taxa de juro de referência, que está atualmente nos cinco por cento.

O relatório prevê que Toronto e Montreal registem os maiores aumentos anuais nos preços das casas, de 10% e 8,5%, respetivamente. Vancouver continua a ser o mercado mais caro, mas a Royal LePage refere que os preços na área da Grande Toronto devem ultrapassar os da cidade da Costa Oeste no segundo semestre de 2024.

Os preços das casas na City of Quebec e em Calgary vão aumentar oito por cento, enquanto Regina, Winnipeg e Halifax devem registar um aumento de cinco por cento, de acordo com o relatório.

A Associação Canadiana do Setor Imobiliário afirmou que as taxas de juro deverão continuar a ser um “fator importante” com impacto no mercado imobiliário este ano e no próximo.

A mesma associação também divulgou os seus dados sobre o mercado imobiliário de março, segundo os quais as vendas de casas aumentaram 0,5 por cento em relação ao mês anterior.

Na quinta-feira, 11 de abril, a ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou novas medidas destinadas a facilitar a vida dos compradores de casa pela primeira vez, incluindo um aumento dos limites de levantamento ao abrigo do Home Buyers’ Plan e também o prolongamento das amortizações das hipotecas.

FOTO: UNSPLASH