Peter Bethlenfalvy, ministro das Finanças, apresentou esta tarde o Orçamento para 2024 na Assembleia Legislativa de Ontário. O orçamento está centrado nas infraestruturas e na habitação.
A província de Ontário está a enfrentar um défice maior do que o previsto, mas o Governo de Doug Ford ainda planeia equilibrar as contas antes das próximas eleições provinciais.
O orçamento para 2024, intitulado “Building a Better Ontario” (Construir um Ontário melhor, em português) e publicado na tarde de terça-feira, 26 de março, baseia-se nas promessas feitas pela província no ano passado. Centra-se nas despesas com infraestruturas e cuidados de saúde.
“Estamos a cumprir o nosso plano”, sublinha o documento de 200 páginas, salientando que Ontário “continua a enfrentar incertezas económicas”.
O orçamento do Governo ultrapassou o do ano passado em termos de despesa total, tornando-se o maior da história da província, com cerca de 214,5 mil milhões de dólares. Cerca de 194,5 mil milhões de dólares destinam-se ao programa do governo.
“É um plano que dá certezas aos mercados e confiança às pessoas de que o seu Governo está preparado para enfrentar qualquer desafio que a economia global nos possa colocar”, disse o ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy.
“Penso que, do ponto de vista fiscal, estamos a ser responsáveis. Estamos também a investir nas coisas que interessam ao povo de Ontário e no nosso plano de construção”.
A maior despesa para o ano fiscal de 2024 é a dos cuidados de saúde, em que o Governo prometeu cerca de 85 mil milhões de dólares de financiamento, em comparação com os 81 mil milhões de dólares no ano passado.
A província também vai gastar cerca de mil milhões de dólares para financiar um novo programa de infraestruturas de habitação municipal, que foi anunciado na semana passada. O dinheiro será utilizado também para apoiar a construção de estradas.
Cerca de 37,6 mil milhões de dólares vão ser gastos no setor da educação e 40 mil milhões de dólares aplicados em “outros programas”.
Não existiram novas reduções de impostos ou de taxas no orçamento de 2024 de Ontário. Peter Bethlenfalvy afirma ter atingido cerca de 99% do objetivo de habitação para 2023, criando 109.011 novas casas.