Uma quinta portuguesa acaba de ser premiada num concurso de design do Canadá. O projeto é da autoria do atelier NOARQ, do arquiteto trofense José Carlos Nunes Oliveira. Destaca-se pela harmonia entre o tradicional e o moderno.
A Quinta de São Tiago, em Famalicão, foi distinguida no Canadá. O projeto de remodelação da propriedade venceu uma medalha de ouro no ‘4 Future Awards’, que se descreve como “o principal concurso de design do Canadá”.
O edifício destaca-se pelo granito e pelo anexo vermelho, numa harmonia entre o tradicional e o moderno. O projeto é assinado pela NOARQ, atelier do arquiteto da Trofa José Carlos Nunes Oliveira.
A casa tem dois pisos e apresenta uma matriz tradicional, com as características da região. É uma reconstrução em blocos de granito que inclui telhas cerâmicas na parte de cima, novas janelas no piso superior e um pequeno painel de azulejo com o nome da quinta inscrito. A obra forma um muro com a rua adjacente e a fachada é também ela em granito.
No interior, foram usados materiais como a pedra e a madeira para criar um contraste. Destaca-se a paleta clara e minimalista em todas as divisões.
Segundo o júri do concurso, esta quinta está fragmentada no tempo, com elementos de diferentes gerações.